Mapas Históricos da Bahia
Mais: Mapas da Bahia ►
À direita, estão as folhas do Atlas de João Teixeira Albernaz, de 1640, correspondentes ao litoral do atual Estado da Bahia. Título original: Discripção de todo o marítimo da Terra de Santa Cruz chamado vulgarmente o Brasil.
Mais: Mapas Históricos de Salvador ►
Esta é a costa da Bahia representada, em 1507, pelo cartógrafo alemão Martin Waldseemüller. O nome AMERICA foi aqui registrado, pela primeira vez, ao lado da costa baiana. Ao contrário do que escreve muitos autores, o nome América não foi erro de cartógrafo, afinal Colombo morreu sem estar convencido de ter chegado a um novo continente, além de que a América de Waldseemüller não incluía as terras espanholas.
Américo Vespúcio, em verdade, não merecia tanta honraria. Após viajar nas primeiras expedições exploradoras ao Brasil, em 1501 e 1503, Vespúcio escreveu os primeiros textos conhecidos em que se expôs claramente que essas terras não eram parte das Índias como se supunha. Waldseemüller trabalhava junto com um grupo de estudiosos em Saint-Dié, uma atual cidade da França, e batizou as terras exploradas pelos portugueses de América, em homenagem ao autor dos textos que divulgava o Novo Mundo. Este era, na época, apenas parte da América do Sul e não todo o atual Continente Americano.
No século 20, o cientista baiano Milton Santos foi agraciado com o Vautrin Lud, o Nobel da Geografia, na mesma cidade em que o nome América foi composto.
7 - Extremo sul da Bahia, Abrolhos.
2 - Baía de Todos os Santos.
1 - Litoral Norte da Bahia e Sergipe.
3 - Camamu, Morro de São Paulo, Capitania de Ilhéus.
4 - Comandatuba, Capitania de Ilhéus.
5 - Litoral de Porto Seguro.
6 - Monte Pascoal, Porto Seguro.
Copyright © Guia Geográfico - História da Bahia |
Mapas Históricos da Bahia