Sacramento Blake
Augusto Victorino Alves Sacramento Blake nasceu em Salvador, Bahia, em 2 de novembro de 1827. Filho de José Joaquim do Sacramento Blake e de Maria Antônia Alves Blake. Foi médico, poeta, escritor e historiador.
Doutorou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1850. Em 1852, entrou como cirurgião para o Corpo de Saúde do Exército, do qual foi chefe por sete anos. Recebeu de Dom Pedro II a medalha de distinção pela Campanha do Uruguay, em 1852 (Guerra contra Oribe e Rosas). Também serviu na Guerra do Paraguay.
Ocupou alguns cargos públicos, especialmente na área de saúde. Trabalhou também em Alagoas, no Ceará e no Rio de Janeiro.
Foi membro honorário do Atheneu de Lima, sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, membro da Academia Cearense de Letras, do Instituto Archeologico e Geographico Pernambucano e do antigo Instituto Histórico da Bahia.
Publicou vários trabalhos em periódicos da época. Sua maior obra foi seu monumental Diccionário Bibliographico Brazileiro, publicado em sete volumes, de 1883 a 1902.
Outras de suas obras importantes são:
- Dois Casamentos (romance, 1846).
- Deus e o homem (1848).
- A Febre Epidêmica na Bahia (dois artigos publicados nos Annais Brazilienses de Medicina, 1849).
- Ateneu (periódico científico fundado por Sacramento Blake, 1849 - 1850).
- Reflexões sobre a saudade, considerada uma moléstia d'alma e dando causa a uma série de afecções patológicas (1849, tese de doutoramento em Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia).
- Do ácido arsenioso como succedaneo do sulfato de quinino nas febres intermitentes (artigo publicado no Correio Mercantil da Bahia, 1851).
- Bando anunciador dos festejos do dia dois de julho na cidade de Santa Izabel do Paraguassú, Bahia (poesia, 1855).
- A Rainha do Baile, a Dona E. M. (poesia, 1861).
- Conselhos contra a Cólera-Morbus epidêmica (1861).
- Estudos Militares, obra sobre a Questão Christie (1863).
Sacramento Blake faleceu no Rio de Janeiro, em 24 de março de 1903.
Folha de rosto do primeiro volume do Diccionário Bibliographico Brazileiro.
Copyright © Guia Geográfico - História da Bahia |
Sacramento Blake
(1827 - 1903)