Luís dos Santos Vilhena (1744-1814)

 

Luís dos Santos Vilhena nasceu na vila de São Tiago de Cassino, em Portugal. Chegou em Salvador, em fins de 1787, como professor de grego. Foi autor de importantes trabalhos sobre a Bahia e o Brasil.

Vilhena serviu ao exército por dez anos, em Setúbal, Portugal. Após sua baixa, foi aprovado para assumir a cátedra de grego, por volta de 1785, mas ficou doente. Após sua recuperação foi lhe oferecido o cargo na Cidade do Salvador. Ele ensinou grego na Bahia de 1787 a 1799, quando a cátedra foi extinta. Ele, então, foi jubilado (aposentado) com metade dos vencimentos.

Além de ensinar, Vilhena inventou mecanismos para melhorar o desempenho de engenhos. Começou a escrever suas famosas cartas em 1798, publicadas em 1802, mas nem todas chegaram até nós. Suas informações sobre a Cidade do Salvador são de valor inestimável. Também escreveu sobre Porto Alegre, Rio de Janeiro e sobre o Brasil, em geral.

Morreu em Salvador, em 1814, aos 70 anos de idade e foi sepultado no convento de Santa Tereza no Hábito do Carmo. Sua esposa D. Maria Antônia faleceu em 1817, aos 45 anos.

 

 

Iconografia Salvador

 

Mapas Históricos da Bahia

 

◄ História da Bahia

 

 

Catedral Se Vilhena

 

 

 

A Bahia no Século XVIII, recopilação das cartas de Vilhena, em três volumes. Editora Itapuã, 1969. Trata-se de uma republicação da obra Recopilação de Notícias Soteropolitanas e Brasílicas e Cartas de Vilhena, de 1922, mas com novo formato e comentários de Braz do Amaral.

Os manuscritos originais, publicados em 1802, encontram-se na Biblioteca Nacional.

 

Livros Vilhena

 

Copyright © Guia Geográfico - História da Bahia

 

Historia da Bahia