A Segunda Redemocratização
Após os grandes movimentos populares, conhecidos como Diretas Já, os militares entregaram o poder aos civis. O Brasil seguia rumo a uma hiperinflação, com imensa dívida externa.
1985 – Em eleição indireta, Tancredo Neves tornou-se o Presidente eleito, mas morreu antes de tomar posse. Em fevereiro, assumiu o Vice-Presidente José Sarney.
1988 – A Assembleia Nacional Constituinte promulgou uma nova Constituição.
1990 - Fernando Collor de Mello foi eleito Presidente, nas primeiras eleições diretas após o Regime Militar.
1992 – Acusado por corrupção, o Presidente foi afastado por impeachment. Assumiu o Vice-Presidente Itamar Franco, em 29 de dezembro.
1994 - A hiperinflação era mais de 40% ao mês. O clima econômico era de desespero. O Plano Real, lançado em março, estabilizou a economia, após o entendimento do conceito de inflação inercial. O Real, a nova moeda brasileira, entrou em vigor em 1º de julho.
1995 - Em 1º de janeiro, Fernando Henrique Cardoso (FHC) assumiu a Presidência. Várias empresas estatais foram privatizadas.
1998 – Fernando Henrique Cardoso foi reeleito.
No fim do século 20, o Brasil tinha 170 milhões de habitantes.
Copyright © Guia Geográfico - História do Brasil. |
O Deputado Ulysses Guimarães, Presidente da Assembleia Nacional Constituinte, apresenta a Constituição promulgada em 1988.
Teotônio Vilela, o Menestrel das Alagoas, em charge do livro do Henfil. O senador alagoano foi um dos principais políticos na luta pela redemocratização do País. Faleceu em 1983, em plena campanha das Diretas Já.
◄ Regime Militar (assunto anterior)
O Brasil no Século 20
A Segunda Redemocratização
Divulgação