O Brasil Indígena

 

Na época em que os exploradores europeus descobriram o continente, os indígenas em território brasileiro já somavam possivelmente alguns milhões. Os territórios já haviam sido explorados e habitados por várias etnias indígenas.

Do ponto de vista da Ciência, apenas os dados escritos fazem parte da História. A falta de dados escritos relativos à vida e à cultura dos povos indígenas, anteriores à chegada de europeus, remetem o estudo dessa época à Arqueologia. Nesse contexto, os relatos passados de geração em geração são considerados como lendas, até serem confirmados por dados arqueológicos ou históricos. Até onde se sabe, os povos indígenas que habitavam o Brasil não tinham escrita. Suas tradições eram repassadas verbalmente.

Os primeiros habitantes sulamericanos chegaram há pelo menos 50 mil anos, segundo estudos arqueológicos. Existem inscrições rupestres em vários sítios arqueológicos no Brasil, como no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), na Chapada Diamantina, na Lagoa Santa MG, em Lajeado Tocantins, em Goiás, no alto do Araguaia MT e outros.

Estudos recentes indicam que parte dos habitantes do Brasil pré-histórico teria vindo da África, há milhares de anos, através de balsas, seguindo a corrente do Golfo da Guiné.

Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, Colombo havia chegado à América, há mais de sete anos. Pode-se especular sobre a possibilidade de que os tupiniquins da Bahia já tivessem ouvido falar dos europeus, suas armas e embarcações, pois existia algum comércio entre os índios. Existiam também os peabirus, milhares de quilômetros de caminhos que interligavam várias partes da América do Sul, indicando a existência de comunicação entre os povos nativos.

Os índios foram o principal elemento étnico na formação do povo brasileiro interiorano. As tradições indígenas se mantêm em várias partes do País. São também cultura brasileira.

Brasil no Século 16

 

 

 

 

Indígenas são a população de um lugar, descendentes dos povos que ali viveram por muito tempo, anterior aos registros históricos.

 

 

Desfile comemorativo do Dois de Julho, em Salvador. Os caboclos tiveram papel importante nas lutas na Bahia para a Independência do Brasil (foto A. Coutinho).

 

Calçoene Amapa

 

Inscrições rupestre da Pedra do Ingá (itacoatiara), na Paraíba. O sítio arqueológico, numa margem do riacho Bacamarte, foi tombado em 1944.

 

Monolitos do Círculo Megalítico de Calçoene, Amapá. Esse sítio arqueológico, registrado cientificamente apenas em 2005, indica que provavelmente existiu uma civilização complexa, pré-colombiana, no Brasil.

 

 

Historia Brasil

 

Índios no Brasil de hoje. À esquerda, índia yanawanawá, no Acre. À direita, índios brasileiros navegam em um rio.

 

Missões

 

Inga Paraiba

 

◄ História do Brasil

 

India Acre

 

Historia Brasil

 

Imagens Amazonia

 

Indios

 

 

Governo do Acre

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações e Dados Históricos do Brasil, povos autóctones.

 

O Brasil Indígena

 

Historia do Brasil

 

 

 

 

Rose Brasil

 

 

Leandro Isola