Manoel da Nóbrega
Manoel da Nóbrega nasceu em Portugal, em 18 de outubro de 1517. Estudou na Universidade de Salamanca, Espanha, entre 1534 e 1538, e bacharelou-se em direito canônico em 1539, em Coimbra. Em 1544, entrou para a Companhia de Jesus.
Em 29 de março de 1549, chegou com Thomé de Sousa, para fundação da Cidade do Salvador, junto com outros cinco jesuítas e fundou a missão da Companhia de Jesus no Brasil.
Construiu a primeira igreja dos jesuítas no Brasil, a Igreja da Ajuda, que também foi a primeira catedral.
Fundou os colégios de Salvador, de Pernambuco, de São Paulo e do Rio de Janeiro. Deixou muitos documentos escritos sobre as condições dos povos no Brasil, principalmente sobre os índios, sendo fonte importante para o estudo da História do Brasil.
Em 25 de janeiro de 1554, os jesuítas fundaram o Colégio de São Paulo de Piratininga para catequizar os índios que já estavam no local. Nos anos seguintes, um povoado, que incluiu colonos portugueses, foi se formando em torno do Colégio. Em 1711, esse povoado tornou-se a Cidade de São Paulo.
Nóbrega trabalhou ativamente para expulsar os franceses do Rio de Janeiro, onde faleceu, em 1570, aos 53 anos.
(1517 - 1570)
Monumento ao Padre Manoel da Nóbrega em frente à Igreja da Ajuda, em Salvador, do escultor italiano Pasquale de Chirico, inaugurada em 1943.
A primitiva Igreja da Ajuda foi construída pelo próprio Nóbrega, em 1549. Foi a primeira igreja dos jesuítas no Brasil e sede da primeira catedral.
Copyright © Guia Geográfico - História do Brasil. |
Selo comemorativo dos 400 anos da fundação da Cidade do Salvador, que teve participação importante do padre Manoel da Nóbrega.
Manoel da Nóbrega