O Descobrimento do Brasil
Para os habitantes de Pindorama, a terra das palmeiras, como os índios chamavam o litoral do Nordeste do Brasil, essas terras foram descobertas muito antes, há milhares de anos, como demonstram pesquisas arqueológicas.
Antes de 22 de abril de 1500, o Brasil era um vasto território desconhecido dos europeus. Os autores que defendem que outros europeus chegaram antes de Cabral, desconsideram, por exemplo, os grandes erros na determinação das longitudes, pelos espanhóis, deturpando os mapas. Entenda os Falsos Descobrimentos do Brasil ►
Tudo indica que as referências à ilhas no Oceano Atlântico, chamadas de Brasil, antes de 1500, eram os Açores. O nome, nesse caso, teria provavelmente relação com a brasa vulcânica das ilhas. No início do século 16, uma das ilhas dos Açores foi mesmo registrada com o nome Brasill. Entenda os Nomes do Brasil ►
A ideia de que Cabral sabia ou suspeitava da existência do Brasil é uma bobagem. Os europeus acreditavam que existiam ilhas por essa área, mas pensavam que eram aquelas da costa da Ásia, indicadas em mapas da época.
A expedição de Cabral, com 13 embarcações, era claramente comercial e buscava o lucro para seus financiadores. Além disso, não havia razões para uma exploração secreta da área, pois, até 1504, apenas embarcações portuguesas navegavam pelo Atlântico Sul e os portugueses tinham pleno domínio dessas águas, que acreditavam serem suas. Estrategicamente, dobrar o Cabo da Boa Esperança foi muito mais importante, na época, e os portugueses não fizeram segredo.
Cabral chegou ao Brasil por acaso, devido a uma manobra planejada (intencionalmente distante da costa da África), pelo mau tempo e pela corrente do Golfo da Guiné. Qualquer coisa deixada flutuar no Golfo da Guiné, tem altas chances de dar na costa do Nordeste. Os ventos do Atlântico Sul também ajudam.
A expedição de Pedro Álvares Cabral deixou o Tejo, em 9 de março de 1500, com 10 naus, três caravelas e cerca de 1.500 homens.
Em 21 de abril, avistaram sinais de terra. Em 22 de abril, a frota de Pedro Álvares Gouveia (Cabral) avistou um monte. Cabral batizou-o de Monte Pascoal e a terra de Terra de Vera Cruz. Conheça os Nomes do Brasil ►
No dia seguinte, a expedição aportou em algum ponto dos atuais municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália.
Em 26 de abril, o frei Henrique Soares de Coimbra celebrou a Primeira Missa no território descoberto, que foi chamado de "Terra de Vera Cruz".
Um relato sobre a terra encontrada é enviada ao Rei de Portugal, a Carta de Pero Vaz de Caminha. Essa Carta, que não era um documento público, é uma prova da acidentalidade do Descobrimento do Brasil. Caminha deixa claro o desconhecimento dessas terras, sem qualquer indício de camuflagem de intenções. Só em 1501, D. Manuel comunicou oficialmente o Descobrimento aos reis da Espanha.
Ao seguir para a Calicut, na Índia, Cabral deixou dois degredados em Porto Seguro, os primeiros moradores europeus no Brasil e que receberam a missão de aprender a língua dos índios. Esses dois degradados eram parte dos 20 homens condenados à morte pela justiça portuguesa, que viajavam na expedição de Cabral para serem deixados em degredo. Dom Manuel, em carta de 1505 (download, 83MB), informou que um dos degredados deixados no Brasil retornou posteriormente à Portugal, sabendo a língua dos indígenas, e que "nos informou de tudo".
Mais: os Falsos Descobrimentos do Brasil►
Acima, desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro, em 1500, por Oscar Pereira da Silva (1867-1939). Embaixo, vista aérea de Coroa Vermelha, Porto Seguro, e suas formações de corais.
O ano de 1500 foi o último do século 15. Entenda o calendário►
Fragmento da carta de Albernaz, de 1640, ilustrando o Monte Pascoal.
A frota de Cabral ao sair do Tejo, em direção às Índias, ilustração do artista português Roque Gameiro (1864-1935).
O belo monumento ao Descobrimento do Brasil do Gabinete Português de Leitura da Bahia.
Copyright © Guia Geográfico - História do Brasil. |
O Descobrimento do Brasil
Divulgação